Oficinas de Aprendizagem Criativa
O projeto Oficinas de Aprendizagem Criativa está relacionado com o movimento maker, que vem da cultura “faça-você-mesmo” e parte do princípio de que qualquer pessoa pode construir, modificar, fabricar ou consertar objetos por conta própria. Com base nessa ideia os participantes – alunas e alunos - são convidados a pôr a mão na massa e entrar em um universo de invenções criativas para solucionar problemas reais a partir da sua percepção de mundo.
Todo esse universo de possibilidades permite fazer uma costura entre os saberes aprendidos na escola e a imediata aplicação do conhecimento na construção de suas ideias, dando significado e concretude para os conteúdos escolares e respondendo de maneira lúdica e criativa a pergunta célebre: “Para que eu vou aprender isso?”.
Na prática as oficinas são uma série de encontros ao longo do semestre letivo, onde as alunas e os alunos terão a oportunidade de por a mão na massa e apresentar soluções para problemas do seu entorno. Para isso serão usados materiais como papel, papelão, plástico, barbante, parafusos, massa de modelar, fios para circuitos de baixa tensão entre outros. E ferramentas como tesoura, cola, lima, chave de fenda, parafusadeira, lixadeira, impressora 2D e 3D etc.
As Oficinas destinam-se a alunas e alunos do ensino fundamental I e II (7 a 15 anos)